DISCIPLINAS OBRIGATORIAS

 

Todos os cursos de graduação da UPM têm uma disciplina obrigatória de empreendedorismo na sua grade curricular.
 
Denominada “Princípios Gerais de Empreendedorismo” nos cursos de bacharelado e de “Fundamentos Gerais de Empreendedorismo” nos cursos de Licenciatura, o principal objetivo dessa disciplina é, proporcionar uma oportunidade para que todos os alunos tomem contato com a temática, conheçam as oportunidades e os projetos oferecidos pela Universidade e desenvolvam atitudes e comportamentos empreendedores.
 
Mais que isso, a disciplina ajuda a desenvolver capacidade de reflexão, análise e senso prático. Coloca os alunos diante de atividades baseadas na realidade, testando suas ideias e desenvolvendo estratégias para implementá-las, criando um ambiente de aprendizagem no qual o pensamento requerido reflete as demandas do ambiente onde o aluno está inserido.
 
A inserção da disciplina tem, ainda, o mérito de contribuir para catalisar o processo de disseminação da cultura do empreendedorismo e da inovação na UPM, democratizando o acesso a todos os alunos, ativando e acelerando o processo institucional de desenvolvimento da educação empreendedora.
 
Para garantir ao atingimento dos objetivos apresentados, oferecemos regularmente uma capacitação docente específica para os professores que lecionam essas disciplinas.  Com isso, visamos uniformizar estratégias de ensino, priorizar o uso de metodologias interativas e o estímulo a discussões, dinâmicas e atividades práticas na sala de aula que conduzam o aluno a um aprendizado que vai muito além do conteúdo, mas de construção do próprio conhecimento.