Conheça 3 dicas para repensar seu modelo de negócio

24/07/2015


Especialista listou orientações para retomar o crescimento no mercado

Sabemos que empreender no Brasil não é uma tarefa fácil. E quando a velocidade de expansão de uma empresa se reduz ou para, fica claro o desconforto e a necessidade de saber o que fazer para retomar o crescimento.

O empresário Sérgio Chaia elencou três pontos para ajudar o negócio voltar a crescer.

1 – Comemore o que já foi atingido. Fazemos uma retrospectiva da história pessoal e profissional de cada um. É bonito ver o quanto já foi percorrido e quantos obstáculos foram superados para que o patamar e faturamento de hoje tenha sido atingido. Esse é um passo importante, pois a energia muda e a consciência do quanto foi trilhado aumenta a motivação para o próxima etapa. Reforço também que vale a pena agradecer a todos os colaboradores da empresa, pois às vezes, na vontade de resolver, colocamos uma pressão desnecessária e pouco produtiva! Pense o que a empresa precisa reforçar, quais os pontos fortes e pessoas especiais que necessitam de mais investimento, apoio e incentivo para continuarem brilhando. Às vezes, na ânsia de mudar, esquecemos de considerar como mudança o reforço naquilo que temos de melhor e que nos trouxe até aqui.

2 – Reflita que tudo na vida, inclusive na sua empresa, é feito de ciclos. E eles não são eternos. Partindo desse princípio, fica mais fácil entender em que fase desse ciclo cada empresa está e começar a procurar as respostas para o próximo ciclo de crescimento. Analise as projeções de crescimento e que competências que temos que adquirir de fora, pois pode ser que o tempo e o plano não permitam que elas sejam desenvolvidas internamente. Até a Apple fez isso recentemente, quando trouxe Angela Aherendts, que era CEO da Burberry, para a liderança da sua operação de varejo com a chegada do Apple Watch. Por que também não podemos reconhecer a necessidade de novas competências e fazer o mesmo quando necessário?

3 – Reconheça o que é preciso deixar para trás. Desde comportamentos super hiper centralizadores não compatíveis com a ambição da empresa, até pessoas que foram importantes, mas não querem sair da zona de conforto e que acabam emperrando, assim, o crescimento. Esse é um exercício difícil, porém necessário e que exige muita coragem.
Por fim, você pode ter uma rede de mentores excepcional, minha estrutura sugerida pode até ajudar, mas não terceirize a sua responsabilidade. As perguntas e os estímulos vêm de fora, mas as respostas e, principalmente, as ações para um novo ciclo de crescimento seu, dos seus colaboradores e da sua empresa começam com você.