1ª MACK INOVA 2015 - Feira de Ideias e Inovações

"Nos dias 23 e 24 de novembro, o campus de Higienópolis do Mackenzie, recebeu a primeira Feira de Ideias e Inovações Mackenzie – Mack Inova. Ao todo foram 40 estandes distribuídos na quadra do prédio 20, onde alunos de graduação e pós-graduação puderam expor suas ideias, seguindo os critérios de Sustentabilidade, Originalidade, Criatividade e Impacto Social ou Econômico.São várias as empresas criadas e os nichos escolhidos: alimentício, tecnológico, criativo, social e muitos outros, e entre eles estão projetos já incubados, pré- incubados e aqueles que nasceram em sala de aula ou espontaneamente.Segundo o professor Nelson Destro, do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) e da Incubadora de Empresas Mackenzie, a experiência que os alunos têm em divulgar seu produto aos visitantes é o diferencial de eventos como o Mack Inova: “O grande diferencial é a experiência, a vivência, o contato com as pessoas de fora que perguntarão sobre o projeto e os alunos explicarão o que está sendo desenvolvido. Os questionamentos ajudam a aprender um pouco mais sobre o negócio e o mercado de atuação”.Segundo o aluno de Administração Luiz Felipe Jaques Coelho que criou a SPass com a Aluna Caroline Medeiros, “a feira é legal porque estimula a troca de ideias entre os grupos e as sugestões para melhorar o produto que oferecemos”.
up.mackenzie.br/imprensa/noticias/arquivo/artigo/mackenzie-recebe-feira-de-inovacoes/ ;

STARTUP WEEKEND MACKENZIE

Nos dias 21, 22 e 23 ocorreu o primeiro Startup Weekend Mackenzie. O evento é caracterizado por ter revelados inúmeros projetos e soluções inovadoras em diversos lugares do mundo. Um exemplo conhecido é o Easy Taxi, que surgiu numa Startup Weekend no Rio de Janeiro, em 2011.O evento consistiu em apresentar soluções através de pitches e montar uma empresa em apenas 54 horas. Teve início na noite de sexta-feira e término na noite de domingo. No primeiro dia, foram selecionadas as melhores soluções através de uma votação com os próprios participantes e, logo em seguida, as equipes foram formadas e passaram o final de semana trabalhando em seus projetos.Durante o evento, os participantes também tiveram grandes oportunidades de aprendizagem, pois participaram de palestras com empreendedores consagrados no mercado e ainda contaram com o auxílio de mentores no desenvolvimento de suas empresas. Essas palestras incluíram oficinas de canvas, tutoriais sobre como realizar um bom pitch e estruturação de ideias e modelos de negócios.Ao final do terceiro dia, as equipes apresentaram seus trabalhos a uma banca de jurados, escolheram os três melhores projetos. As equipes vencedoras (Knott), que trouxe uma solução inovadora com o objetivo de impedir que as pessoas esqueçam objetos importantes em suas casas. A ideia surpreendeu pela simplicidade, mas também pelo inteligente uso da tecnologia. As empresas que ficaram em segundo e terceiro lugar também desfrutaram de premiação, com o objetivo de acelerarem seus projetos para mudar o ambiente em que vivemos.

 

 

 

 

EmpreendeSUR - 2014

Objetivo: Promover a difusão do empreendedorismo e da inovação entre empreendedores, instituições, municípios e países, através do intercâmbio, da mobilização e do compartilhamento de experiências práticas exitosas entre pequenos empresários, pesquisadores, professores, estudantes e gestores públicos interessados no tema empreendedorismo.
Alguns objetivos específicos são:

  • Intercâmbio e mobilidade dos pesquisadores, professores, estudantes e empreendedores da região;
  • Promoção e divulgação da cultura empreendedora e inovadora;Geração de propostas de políticas públicas que promovam o desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação;
  • Formação de formadores para o desenvolvimento de empreendedores e gestores inovadores;
  • Educação para o empreendedorismo e a inovação em todos os níveis da educação formal, com ênfase nos níveis médio-técnico e superior;
  • Formação de formadores para o desenvolvimento de empreendedores e gestores inovadores;
  • Formação e apoio a esses empreendedores e gestores inovadores

www.mackenzie.br/emprendesur.html

IV MACK MIDI - 2014

A Mack MIDI – Mostra de Ideias e Inovações Mackenzie é uma atividade técnico-cultural que visa à demonstração pública de projetos e ideias inovadoras que demonstrem originalidade, criatividade, inovação, sustentabilidade, empreendedorismo e responsabilidade social. É voltado para alunos de graduação e pós-graduação e para empreendedores da incubadora de empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Na 2ª edição da Mack Midi, em 2012, realizada em parceria com o SEBRAE-SP, tivemos 30 projetos expostos, 8 palestras simultâneas e mais de 1.000 visitantes.